27/12/2014

Um Homem Segundo o Coração de Deus



Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou. I Samuel 13:14


Hoje estava meditando e tentando descobrir quais características tinha Davi a ponto de ser chamado de um homem segundo o coração de Deus, conhecemos Davi como o maior guerreiro da bíblia pois nunca perdeu uma guerra e também o conhecemos como uma referencia em adoração e o Senhor procura adoradores que o adorem em Espírito e em Verdade (João 4:23), por muito tempo pensei que o real motivo de Davi ser um homem segundo o coração de Deus era porque Davi era um adorador, mas hoje o Senhor me levou a uma passagem em I Reis 9 onde Deus fala pela segunda vez a Salomão, só que desta vez o Senhor dá instruções a Salomão e nesta instrução o Senhor diz : “E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos..”vs4 , o que me chamou atenção neste versículo sãs as palavras INTEIREZA DE CORAÇÃO aqui não é o escritor ou um profeta ou até mesmo o rei Davi falando sobre ele, mas o próprio Deus disse que Davi o servia com inteireza de coração, ou seja o seu coração era inteiro do Senhor, no seu coração não espaço para mais nada (trabalho, dinheiro, glória e honra) além do Senhor e este é o motivo de seu talvez o maior Adorador da bíblia, são dos nossos corações que saem as motivações e os desejos que nos movem e em Davi não havia desejo algum nem motivação nenhuma sem ser de adorar o Senhor essa inteireza de coração talvez seja o maior segredo para ser um homem segundo o coração de Deus. Para ser um homem segundo o coração de Deus é necessário que o nosso coração seja inteiro do Senhor! Deus lhe abençoe nesta semana.

01/12/2014

Maturidade Espiritual - Fundamentos 1ª Parte - Obediência



Começamos hoje um Estudo mais profundo sobre Maturidade com foco em nossa vida espiritual e intimidade com o Senhor Jesus Cristo, e para entendermos é necessário conhecermos o significado da palavra maturidade, que segundo o Dicionário Dicio é:

s.f. Efeito ou circunstância da pessoa que se encontra numa fase adulta; estado das pessoas ou das coisas que atingiram completo desenvolvimento: maturidade comportamental, mental etc.
Momento do que se encontra no último estágio do desenvolvimento; evolução: maturidade das artes plásticas. Espaço de tempo de uma vida, compreendido entre a juventude e a velhice.
Comportamento ou modo particular da idade adulta ou madura: indivíduo que demonstra excesso de maturidade.Botânica. Condição ou atributo de maduro: maturidade de uma planta.
Geologia. Refere-se à segunda das três fases numa erosão. (Etm. do latim: maturitas)



Na aplicação bíblica podemos definir maturidade espiritual como nossa fase adulta, quando deixamos de ser crianças e passamos a ser maduros, ou seja nossos frutos já estão na fase madura o suficiente para podermos alimentar outras pessoas.



No texto abaixo veremos a importância de estarmos maduros em Deus:
HEBREUS 5
12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
13 Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
Versão NVI:
12 De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!
13 Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.
14 Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.



Na criação de um bebê chega uma fase (por volta dos 6 meses de vida) onde devemos começar a introduzir alimento sólido em sua alimentação, aumentando gradativamente a quantidade de alimento sólido o que acarretará na diminuição do leite materno uma vez que já não é mais o suficiente para o crescimento do bebê. Assim como na vida dos bebês para o crescimento espiritual dos novos convertidos e nosso crescimento é necessário introduzirmos alimento sólido e nessa passagem podemos ver que o alimento sólido está ligado aos rudimentos (fundamentos e princípios).

Nossa vida é como se fosse uma construção, nós fomos feitos do pó da terra e uma analogia bem simples é se nos comparamos a um terreno onde Deus irá construir um projeto seu, mas neste projeto o primeiro passo é limpar o terreno. Em nossa vida antes de construirmos algo é necessário realizarmos uma limpeza tirando tudo que já estava construído e edificado, pois Deus não irá construir em um terreno que já tem uma construção.(Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.Jeremias 1:10)

Só depois de limparmos todo entulho e sujeira e arrancarmos tudo que estava em nossa vida, Deus começa a construção da base (FUNDAMENTO), e o interessante é que Deus é o Arquiteto e o Construtor desta obra. (Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. FP2:13)

Depois da limpeza do terreno o próximo passo é a construção da base, o primeiro passo na construção desta base é a retirada de terra, é necessário cavar e ir tirando terra se possível até achar rocha, em nossa vida para a construção dos projetos e sonhos de Deus em nossa vida é necessário a retirada do nosso EU (somos pó da terra), de nossos conceitos e de nosso temperamento, de tudo que achamos que somos ou até da confiança em nós mesmos ou em nossos talentos e capacidade ou até mesmo condição financeira, até que não sobre nada de nosso antigo EU, até achar rocha (JESUS). Moisés por exemplo foi conhecido por ter matado um egípcio em um momento de ira, porém a bíblia mais tarde o chama de o homem mais manso da terra. (Números 12:3 E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra).

  “O vaso de barro deve estar vazio, para depois ser cheio, não tem como encher um vaso de barro que está cheio de si, cheio de terra.”

A nossa maturidade está totalmente relacionada com os nossos fundamentos em Cristo, as bases de nossa fé, em uma construção algo que não é visível como a base e as colunas são as mais importantes para manter a construção firme, nem sempre o acabamento reflete na capacidade da estrutura. No Brasil em 1998 tivemos o famoso caso do Palace II, onde o prédio construído pela construtora do então Deputado Federal Sergio Naya veio a ter alguns desabamentos onde 8 pessoas morreram e o prédio com mais de 100 apartamentos teve que ser implodido pois houve um erro no calculo da estrutura. Deus não erra e não corremos esse risco, porém devemos entender a importância de Deus trabalhar em nossa Estrutura e entender que isso é fundamental para nossa caminhada, em Mateus 7 Jesus disse que a casa edificada sobre a rocha conseguiu permanecer mesmo contra as adversidades. Para permanecermos precisamos ter a nossa base edificada sobre a rocha que é Jesus, e gostaria de falar sobre alguns princípios (rudimentos e fundamentos) necessários para nosso crescimento espiritual.




O PRIMEIRO PRINCÍPIO - OBEDIÊNCIA

O 1º Princípio e a Obediência e dentro do primeiro princípio podemos tirar dois outros princípios que iremos chamar de subprincípios , então para entendermos o nosso relacionamento com Deus e os princípios devemos ir ao princípio:
Genesis 2: 15 E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. 16 E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, 17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

O homem desobedeceu uma Ordem de Deus e assim entrou o pecado no mundo, através de uma simples e única DESOBEDIENCIA, não adianta aqui tentar encriminar a mulher devemos assumir essa responsabilidade, a ordem era para o HOMEM e mesmo assim ele preferiu não desagradar sua mulher e atraído pela beleza do fruto comeu e assim pela primeira vez o homem pecou pela desobediência (Gênesis 3:6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela),tenho para mim que este é o primeiro principio que deve ser trabalhado em nossa vida o da OBEDIENCIA . A obediência nos leva a um relacionamento com Deus. A primeira fala de Jesus na bíblia nos fala sobre obediência: Lucas 2: 49-52 E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? 50 E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia. 51 E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas. 52 E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. Como vimos o pecado entrou no mundo pela desobediência, então era necessário que a salvação viesse ao mundo pela obediência Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. Romanos 5:19. A obediência não é algo que nascemos com ela, pelo contrário é algo que deve ser aprendido, em Hebreus 5:8 o escritor cita que Jesus aprendeu a obedecer, devemos aprender a obedecer mesmo que isso nos custe algo ou até mesmo nossa vida assim como nosso mestre, o segredo da obediência é colocar o Senhor e seu propósito acima de tudo em nossas vidas (Lc 2:49), senão sempre estaremos pecando e desobedecendo como Adão.

A primeira vez que a palavra OBEDIÊNCIA aparece na Bíblia foi quando o Senhor abençoou a Abraão por ter ido oferecer Isaque (Gênesis 22:18 - E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.). Abraão o Pai na Fé como é chamado, foi o primeiro a nos ensinar esse princípio tão importante e tão raro nos dias de hoje a OBEDIÊNCIA mesmo que nos custe tudo, até mesmo nossa promessa.

Temos também o Exemplo de Saul que desobedeceu e usou o fato de querer sacrificar e oferecer oferta a Deus como justificativa para a Desobediência e a partir daquele dia ele perdeu o seu reinado. Pessoas desobedientes não se importam com a vontade de Deus, pois para o desobediente tudo vem antes de Deus (família, trabalho,negócios,etc), assim como aqueles que rejeitaram o convite para a ceia sempre dando uma desculpa ( Lc 14:16-24) a desobediência cria uma pessoa independente de Deus.

Assim podemos falar de dois subprincípios da obediência a DEPENDÊNCIA E A SUBMISSÃO:

Em I Samuel 30 vemos uma passagem onde quando Davi se juntou ao exército de Aquis para guerrear contra Saul , o Rei Aquis o mandou de volta para a cidade de Ziclague (onde Davi e seu exército residia),quando pois Davi voltou viu que a cidade havia sido saqueada e queimada e suas mulheres e crianças haviam sido levadas pelos amalequitas, em um momento de angústia, choro e perda como este, a lógica seria ir atrás daquilo que lhe havia sido tirado, era correr atrás do prejuízo, porém antes de uma atitude lógica Davi teve uma atitude de uma pessoa dependente, ele consultou a DEUS, isso nos revela um subprincípio da obediência que é a Dependência e a SUBMISSÃO a Deus pessoas obedientes são pessoas Dependentes e Submissas a Deus.